R: ReceitanetBX é um sistema
capaz de transmitir arquivos da base da Secretaria da Receita Federal do Brasil
para contribuintes, representantes legais de empresas, procuradores autorizados
por procuração eletrônica, servidores da Receita Federal ou entidades
conveniadas.
2- Quais os benefícios do serviço
ReceitanetBX?
R: O serviço ReceitanetBX
proporciona segurança, facilidade e praticidade de uso, além da redução dos
custos, e atendimento mais eficiente, com recebimento de arquivos diretamente
da Base de Dados da RFB.
4- O que pode ser baixado com o
ReceitanetBX?
R: A versão atual do ReceitanetBX
permite baixar arquivos dos seguintes sistemas:
Escrituração Contábil Digital
(SPED-ECD)
Escrituração Fiscal Digital
(SPED-EFD) e das Notas Fiscais Eletrônicas
Escrituração Fiscal Digital das
Contribuições (SPED - Contribuições)
Controle Fiscal Contábil de
Transição (SPED - FCont)
5 – Quais os requisitos para
Utilização do ReceitanetBX?
R: Para utilização do
ReceitanetBX é necessário:
1. Software ReceitanetBX -
Verifique se você está com a última versão do ReceitanetBX disponível na página
da RFB.
2. Acesso a Internet - Através do
seu computador você deverá ser capaz de acessar a Internet. Isto pode ser feito
através de modems ou através de redes locais da sua empresa ou instituição
desde que esta esteja conectada à Internet.
6 – Qual a relação entre o
ReceitanetBX e os provedores de acesso?
R: O programa ReceitanetBX
realiza automaticamente a localização dos servidores da RFB ao estabelecer
conexão.
O provedor de acesso que o
contribuinte, por ventura, utilize para se conectar a Internet fornece apenas o
meio físico para comunicar com os servidores da RFB.
7 - Em que horário o Serviço
ReceitanetBX está disponível?
R: O serviço ReceitanetBX está
disponível durante 24 horas por dia.
8 - Qual a Configuração mínima
para executar o programa ReceitanetBX?
R: A configuração mínima é:
a) Microcomputador PC ou
compatível, processador 1 GHz ou superior;
b) 512 MB de memória RAM;
c) Espaço disponível em disco de
100 MB;
d) Sistema operacional Windows
2000 ou superior;
e) Máquina Virtual Java Sun JRE
1.5 ou superior;
f) Navegador de Internet (Browser);
g) Resolução de tela de pelo
menos 1024x768;
h) Mouse.
9 – Quais as plataformas
suportadas para utilização de Certificados Digitais no ReceitanetBX?
R: A utilização de certificados
digitais para acessar o ReceitanetBX somente funcionará corretamente caso
esteja instalada em seu computador a Máquina Virtual Java© da Sun Microsystems
(versão 1.5.0 ou outra superior), que é um programa que pode ser obtido na
página http://www.java.com/pt_BR/ .
10 – O que fazer pois não
consegui instalar o programa ReceitanetBX?
R: Se não foi possível instalar o
programa ReceitanetBX verifique se:
1. seu computador utiliza o
sistema operacional Windows 2000 ou superior;
2. o programa de instalação do
ReceitanetBX obtido é a última versão disponível na página da RFB;
3. há espaço em disco rígido
suficiente no computador;
4. o disco rígido não está com
problemas de arquivos sobrepostos e referências perdidas;
5. a instalação do Windows não
está com problemas;
6. o computador foi
reinicializado após a instalação do ReceitanetBX
11 - O que fazer pois não
consegui executar o programa ReceitanetBX?
R: O ReceitanetBX poderá exibir
mensagem indicando que a cópia está danificada. Isto normalmente se deve a:
1. haver setores sobrepostos no
seu disco. Neste caso os arquivos usados pelo ReceitanetBX ficaram
inconsistentes após a instalação. Utilize o Scandisk ou ChkDsk para detectar e,
se possível, corrigir este tipo de problema;
2. seu computador estar
contaminado com algum tipo de vírus, especialmente aqueles que alteram o
conteúdo de arquivos. Utilize sempre programas anti-vírus para detectar
possível contaminação, bem como, evitá-las. Mantenha a lista de vírus que seu
programa trata sempre atualizada.
12- O que fazer pois a mensagem
do ReceitanetBX informa que a versão do programa utilizada está danificada e
devo reinstalá-la?
R: O ReceitanetBX poderá exibir
mensagem indicando que a cópia está danificada. Isto normalmente se deve a:
1. haver setores sobrepostos no
seu disco. Neste caso os arquivos usados pelo ReceitanetBX ficaram
inconsistentes após a instalação. Utilize o Scandisk ou ChkDsk para detectar e,
se possível, corrigir este tipo de problema;
2. seu computador está
contaminado com algum tipo de vírus, especialmente aqueles que alteram o
conteúdo de arquivos. Utilize sempre programas anti-vírus para detectar
possível contaminação, bem como, evitá-las. Mantenha a lista de vírus que seu
programa trata sempre atualizada.
13 – Qual a configuração do proxy
e firewall para comunicação pelo ReceitanetBX?
R: O esquema de troca de pacotes
utilizados pelo novo módulo agregado à aplicação está mostrado abaixo, para que
os administradores de segurança das Intranets possam configurar seus ambientes,
se assim o desejarem, visando a liberação dos referidos pacotes e
consequentemente o funcionamento da aplicação.
Origem
|
Cliente
|
Destino
|
Servidor
|
Função
|
Pedido de Conexão
|
Protocolo
|
TCP
|
Porta de Origem
|
N (Aleatória)
|
Porta de Destino
|
3443
|
Endereço IP
|
200.198.239.x
|
Origem
|
Servidor
|
Destino
|
Cliente
|
Função
|
Resposta de conexão
|
Protocolo
|
TCP
|
Porta de Origem
|
3443
|
Porta de Destino
|
N (Porta de origem do pacote 1)
|
Endereço IP
|
200.198.239.x
|
As redes que estiverem utilizando
o produto Proxy Server da Microsoft, com o sistema de segurança ativado,
deverão proceder da seguinte forma para que a aplicação possa rodar dentro da
rede interna (Intranet):
1. Criar um novo protocolo
(ReceitanetBX)
2. Gerar as seguintes regras de
segurança para o novo protocolo (ReceitanetBX) na tela de definição de
protocolos:
Permitir conexão inicial na porta
3443, tipo TCP com direção externa.
PORT: 3443
TYPE: TCP
DIRECTION: OUTBOUND
Permitir conexões subsequentes
para qualquer porta com direção interna.
PORT: 0
TYPE: TCP
DIRECTION: INBOUND
14 - O que fazer pois a mensagem
do ReceitanetBX é " Nenhum dos servidores respondeu ao pedido de
conexão..." ?
R: Verificar se a configuração
Proxy/Firewall de sua rede está de acordo com o necessário para permitir a
comunicação com os servidores da RFB. Nas configurações de Proxy devem ser
liberados todos os pacotes da porta 3443 para as faixas de IP's e 200.198.239.x
tanto para entrada quanto para saída (veja item 13).
Se o problema persistir, faça um
download da versão mais atualizada do ReceitanetBX e tente novamente.
Certifique-se de que foram satisfeitas as seguintes condições:
1. Acesso a Internet está
estabelecido.
Se você se conecta à Internet
através de provedor ou rede local verifique se é possível acessar alguma
homepage usando o browser (por exemplo www.brasil.gov.br). Se você não consegue
acessar nenhum servidor na Internet (inclusive os servidores da RFB), entre em
contato com seu provedor de acesso ou suporte da rede local.
2. Verifique se a dificuldade de
comunicação não é causada pelos seguintes fatores:
1. Se seu acesso a Internet é
feito através de servidores Proxy ou Firewall, certifique-se junto ao administrador
de rede que estes estão configurados de tal forma a permitir o uso do
ReceitanetBX.
2. O uso de aceleradores para
acesso a Internet (como o caso do Netsonic), podem implicar em falha de
comunicação. Caso esteja ocorrendo falhas, tente novamente, desabilitando o
acelerador antes de se conectar a Internet.
3. O sistema comunicação é
desenvolvido para trabalhar sobre a infra-estrutura:
a. plataforma Microsoft Windows;
b. TCP/IP Microsoft (instalado
pelo próprio sistema operacional);
c. acesso direto Internet (seja
através de provedor de acesso ou rede local).
Esteja alerta para a
possibilidade de outros programas afetarem a forma como o acesso a Internet é
disponibilizado para o ReceitanetBX.
4. Restrições impostas por alguns
provedores de acesso. provedores de acesso .
15 – O que fazer pois ocorreu
falha na comunicação?
R: Na comunicação pode ocorrer
falhas por vários motivos. Além de certificar-se estar satisfazendo os
critérios estabelecidos no documento Conexão a RFB, atente para os fatos
abaixo:
1. Se seu acesso a Internet é
feito através de servidores Proxy ou Firewall, certifique-se junto ao
administrador de rede que estes estão configurados de tal forma a permitir o
uso do ReceitanetBX.
2. O uso de aceleradores para
acesso a Internet (como o caso do Netsonic), podem implicar em falha de
comunicação. Caso esteja ocorrendo falhas, tente novamente, desabilitando o
acelerador antes de se conectar a Internet.
3. O sistema de comunicação é
desenvolvido para trabalhar sobre a infra-estrutura:
a. plataforma Microsoft Windows;
b. TCP/IP Microsoft (instalado
pelo próprio sistema operacional);
c. acesso direto Internet (seja
através de provedor de acesso ou rede local).
Esteja alerta para a
possibilidade de outros programas afetarem a forma como o acesso a Internet é
disponibilizado para o ReceitanetBX.
4. Restrições impostas por alguns
provedores de acesso provedores de acesso
16 - O que fazer pois estou com
dificuldades na comunicação através de provedores de acesso?
R: Alguns provedores de acesso
(ex. IG) exigem que o usuário informe endereço de e-mail e senha antes de
acessar qualquer site. Isto é exigido através de redirecionamento feito quando
do acesso a qualquer site via navegador. Tal fato, impacta na comunicação do
ReceitanetBX com os servidores da RFB.
Aqueles que tiverem dificuldades
como descrito acima, deverão, antes de tentar transmitir declarações via
ReceitanetBX:
1. Executar seu navegador
(Netscape ou Internet Explorer).
2. Acessar qualquer site na
internet (ex. www.receita.fazenda.gov.br).
3. Realizar login (informar
endereço de e-mail e senha cadastrados junto ao provedor) com sucesso junto ao
provedor de acesso.
4. Executar o programa
ReceitanetBX.
Lembramos, por fim, que estes
passos são necessários devido a restrições na forma de acesso inicial imposta
por alguns provedores de acesso.
Fonte: Receita Federal
Fonte: Receita Federal
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