Dificilmente encontamos alguém que tenha recebido treinamento quanto a relação lançamento X coluna:
Vamos tentar desvendar esse "mistério":
Valor contábil = total da nota fiscal)
1. Base de Cálc e ICMS
2. Isentas,N/trib.
3. Outras
OBS:
1. Base de Calc. e IPI
2.Isentas,N/Trib
3.Outras
OBS:
Na escrituração manual temos as colunas descritas normalmente.
Na escrituração por processamento eletrônico de dados as colunas são numeradas (1,2,3), até ai nenhuma novidade.
Quanto a aplicação
Se utilize da coluna 1:
Quando houver crédito ou débito do imposto
Se utilize da coluna 2
Nos casos de não incidência do ICMS, Imunidade, Isenção ou não tributação.
Se utilize da coluna 3
Quando houver Diferimento do Imposto, Suspensão, ou para casos em que o ICMS vem destacado no documento sem direito a crédito ou débito (mesmo procedimento se aplica em valores parciais, exemplo: base de cálculo reduzida).
Quanto ao lançamento do IPI o procedimento é o mesmo, lembrando que nos casos de Alíquota Zero o valor total da NF (mesmo do VC) deverá estar lançado na Coluna Outras, pois (alíquota taxada a zero%) não significa que a mercadoria esteja Isenta ou sem tributação.
OBS: serve para controle do IPI não escriturado para fechar o lançamento com o valor contábil: BC+Isentas ou Outras+ IPI
FONTE: Forum Contábil
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