Foram amplamente divulgadas
pelo Governo Federal as medidas adotadas tendentes a desonerar a folha de
salários de determinados setores econômicos, visando, com isso, fomentar o seu
nível de atividade, aumentando a competitividade da indústria brasileira, bem
como reduzir a informalidade nas relações de trabalho.
Essas medidas consistiram,
basicamente, na substituição das contribuições previstas no art. 22, incisos I
e III, da Lei nº 8.212, de 24/07/1991, devidas pelas pessoas jurídicas por tais
setores econômicos, por uma contribuição incidente sobre a receita bruta,
apelidada de CPRB.
Os setores econômicos,
originalmente, "beneficiados" pela desoneração da folha de salários e
que, em contrapartida, contribuíam com a Previdência Social com base na receita
bruta, estavam discriminados nos art. 7º e 8º da Lei nº 12.546, de 14/12/2011.
Posteriormente, esses
dispositivos legais foram alterados pelo art. 55 da Lei nº 12.715, de
17/09/2012, ampliando-se sensivelmente os setores econômicos submetidos à
"nova" sistemática de apuração da contribuição previdenciária (1).
Atualmente, os art. 7º e 8º da Lei nº 12.546/11 possuem a seguinte redação:
"Art. 7º Até 31 de
dezembro de 2014, contribuirão sobre o valor da receita bruta, excluídas as
vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos, em substituição às
contribuições previstas nos incisos I e III do art. 22 da Lei nº 8.212, de 24
de julho de 1991, à alíquota de 2% (dois por cento):
I - as empresas que prestam os
serviços referidos nos §§ 4º e 5º do art. 14 da Lei nº 11.774, de 17 de
setembro de 2008;
II - as empresas do setor
hoteleiro enquadradas na subclasse 5510-8/01 da Classificação Nacional de
Atividades Econômicas - CNAE 2.0;
III - as empresas de
transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal,
intermunicipal em região metropolitana, intermunicipal, interestadual e
internacional enquadradas nas classes 4921-3 e 4922-1 da CNAE 2.0."
"Art. 8º. Até 31 de
dezembro de 2014, contribuirão sobre o valor da receita bruta, excluídas as
vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos, à alíquota de 1%
(um por cento), em substituição às contribuições previstas nos incisos I e III
do art. 22 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, as empresas que fabricam os
produtos classificados na Tipi, aprovada pelo Decreto nº 7.660, de 23 de
dezembro de 2011, nos códigos referidos no Anexo desta Lei.
(...)
§ 3º O disposto no caput
também se aplica às empresas:
I - de manutenção e reparação
de aeronaves, motores, componentes e equipamentos correlatos;
II - de transporte aéreo de
carga;
III - de transporte aéreo de
passageiros regular
IV - de transporte marítimo de
carga na navegação de cabotagem;
V - de transporte marítimo de
passageiros na navegação de cabotagem;
VI - de transporte marítimo de
carga na navegação de longo curso;
VII - de transporte marítimo
de passageiros na navegação de longo curso;
VIII - de transporte por
navegação interior de carga;
IX - de transporte por
navegação interior de passageiros em linhas regulares; e
X - de navegação de apoio
marítimo e de apoio portuário."
Como se vê, enquanto vigorar
esses dispositivos legais, as pessoas jurídicas que desenvolverem as atividades
por eles abrangidas deverão recolher a contribuição previdenciária com base na
receita bruta, ajustada pelas exclusões expressamente previstas nessas leis
(2).
Note-se que as Leis nº
12.546/11 e 12.715/12 não atribuíram qualquer sentido à expressão receita
bruta, o que levou algumas empresas a formularem consultas sobre a
interpretação dos art. 7º e 8º daquela lei, notadamente, no tocante à base de cálculo
da "nova" contribuição previdenciária.
A Divisão de Tributação da 4ª
Região Fiscal, mediante a Solução de Consulta nº 45, de 14/06/2012, proferiu o
entendimento de que, para fins de incidência da contribuição previdenciária em
foco, integram a receita bruta, além do produto decorrente da venda de
mercadorias e/ou da prestação de serviços, os ingressos de qualquer natureza
auferidos pela pessoa jurídica. Confira-se (3):
"Contribuição
Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB). Os recolhimentos dos valores
pertinentes à chamada Contribuição Previdenciária Patronal substitutiva da
Folha de Pagamentos, instituída, na espécie, pelo art. 8º da Lei nº 12.546, de
2011, alterado pela Medida Provisória nº 563, de 2012, devem ser efetuados de
forma centralizada pelo estabelecimento matriz, nos mesmos moldes das demais
contribuições sociais incidentes sobre a receita bruta, de modo que, na
respectiva base de cálculo, deve ser incluída, portanto, a receita bruta
auferida por filiais, ainda que, na hipótese, estas últimas exerçam,
exclusivamente, atividade comercial.
Para os fins da citada CPRB,
considera-se receita bruta o valor percebido na venda de bens e serviços nas
operações em conta própria ou alheia, bem como o ingresso de qualquer outra
natureza auferido pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou
de sua classificação contábil, sendo irrelevante o tipo de atividade exercida
pela empresa. Porém, não integram tal base de cálculo: a) as vendas canceladas;
b) os descontos incondicionais concedidos; c) o valor do Imposto sobre Produtos
Industrializados - IPI destacado em nota fiscal, e d) o valor do Imposto sobre
Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços
de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS devido
pelo vendedor dos bens ou prestador dos serviços na condição de substituto
tributário, desde que destacado em documento fiscal." (grifamos)
A nosso ver, a posição adotada
pela Divisão de Tributação da 4ª Região Fiscal não reflete a correta
interpretação dos art. 7º e 8º da Lei nº 12.546/11, uma vez que elasteceu,
demasiadamente, o conceito de receita bruta.
Com efeito, se fizer uma
análise histórica e sistemática de nosso ordenamento jurídico, verificar-se-á
que essa expressão foi empregada inúmeras vezes pelo legislador
infraconstitucional para designar o produto obtido com a venda de mercadorias e
prestação de serviços.
Examinando-se diversos
dispositivos inseridos em normas tributárias, constata-se que o termo receita
bruta vem normalmente acompanhado dos qualificadores "vendas" e
"serviços", possuindo significado bastante próximo, para não dizer
idêntico, ao de faturamento.
Tome-se, por exemplo, o art.
12 do Decreto-lei nº 1.598, de 26/12/1977, consolidado no art. 279 do atual Regulamento
do Imposto de Renda, o qual prescreve que "a receita bruta das vendas e
serviços compreende o produto da venda de bens nas operações de conta própria e
o preço dos serviços prestados".
Igualmente, a Lei Complementar
nº 70, de 30/12/1991, ao instituir a Contribuição para Financiamento da
Seguridade Social - COFINS, dispôs que esta exação incidiria à alíquota de dois
por cento sobre:
"O faturamento mensal,
assim considerado a receita bruta das vendas de mercadorias, de mercadorias e
serviços e de serviço de qualquer natureza" (art. 2º).
Não é só na legislação
tributária que a expressão receita bruta se encontra relacionada ao produto de
vendas e serviços, mas também na societária, conforme se verifica pela análise
do inciso I do art. 187 da Lei nº 6.404, de 15/12/1976, segundo o qual:
"A demonstração do
resultado do exercício discriminará (...) a receita bruta das vendas e
serviços, as deduções de vendas, os abatimentos e os impostos".
Como se vê, a expressão em
análise usualmente é empregada para referir-se às receitas das vendas e
serviços, sendo raramente utilizada em referência a outras receitas, que não
provenham dos eventos "venda de mercadorias" e "prestação de
serviços".
O Supremo Tribunal Federal
instado a manifestar-se, em mais de uma ocasião, sobre o conceito de
faturamento, posicionou-se no sentido de que esse vocábulo, para fins fiscais,
é sinônimo da expressão receita bruta, tal como definida pela legislação do imposto
de renda, compreendendo, pois, as receitas auferidas com a venda de mercadorias
e/ou a prestação de serviços.
Nesse sentido, confira-se a
seguinte passagem do voto do Ministro Moreira Alves, proferido na Ação
Declaratória de Constitucionalidade nº 1, em sessão plenária de 1º/12/1993 (4):
"Note-se que a Lei
Complementar n. 70/91, ao considerar o faturamento como 'a receita bruta das
vendas de mercadorias, de mercadorias e serviços e de serviços de qualquer
natureza' nada mais fez do que lhe dar conceituação de faturamento para efeitos
fiscais, como bem assinalou o eminente Ministro Ilmar Galvão, no voto que
proferiu no RE 150.764, ao acentuar que o conceito de receita bruta das vendas
de mercadorias e de mercadorias e serviços 'coincide com o de faturamento, que,
para efeitos fiscais, foi sempre entendido como o produto de todas as vendas, e
não apenas das vendas acompanhadas de fatura, formalidade exigida tão-somente
nas vendas mercantis a prazo (art. 1º da Lei 187/36)'." (grifamos)
Por oportuno, reproduzimos
parcialmente o voto do Ministro Ilmar Galvão, referido no trecho acima
transcrito, que foi proferido no julgamento do Recurso Extraordinário nº
150.764, em 16/12/1992 (5):
"Trata-se, todavia, de
premissas falsas, como se poderá facilmente demonstrar. Com efeito, o art. 56
do ADCT/88, ao invocar o FINSOCIAL como fonte de receita para a Seguridade
Social afastou qualquer eiva de inconstitucionalidade, o que já havia sido
feito pelo STF, ao julgar o RE nº 103.788. Por outro lado, a existência de duas
contribuições sobre o faturamento está prevista na própria Carta (art. 195, I e
239), motivo singelo, mas bastante, não apenas para que não se possa falar em
inconstitucionalidade, mas também para infirmar a ilação de que a contribuição
do art. 239 satisfaz a previsão do art. 195, I, no que toca à contribuição
calculada sobre o faturamento. De outra parte, o DL 2.397/87, que alterou o DL
1940/82, em seu art. 22, já havia conceituado a receita bruta do art. 1º, § 1º,
do mencionado diploma legal como a 'receita bruta das vendas de mercadorias e
de mercadorias e serviços', conceito esse que coincide com o de faturamento,
que, para efeitos fiscais, foi sempre entendido como o produto de todas as
vendas, e não apenas das vendas acompanhadas de fatura, formalidade exigida
tão-somente nas vendas mercantis a prazo (art. 1º da Lei nº 187/36). A Lei nº
7.689/88, pois, ao converter em contribuição social, para os fins do art. 195,
I, da Constituição, o FINSOCIAL até então calculado sobre a receita bruta das
vendas de mercadorias e de mercadorias e serviços, nada mais fez do que
instituir contribuição social sobre o faturamento. Por fim, inexiste norma
constitucional que impeça a fixação ou alteração de alíquota de contribuição
social por meio de lei ordinária." (os grifos são nossos)
Mais recentemente, esse
entendimento foi reafirmado pela Suprema Corte que, ao julgar o Recurso
Extraordinário nº 527.602, na sessão de 05/08/2009, reconheceu que são
equivalentes, isto é, sinônimas as expressões receita bruta e faturamento. Confira-se:
"PIS E COFINS - LEI Nº
9.718/99 - ENQUADRAMENTO NO INCISO I DO ARTIGO 195 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, NA
REDAÇÃO PRIMITIVA. Enquadrado o tributo no inciso I do artigo 195 da
Constituição Federal, é dispensável a disciplina mediante lei complementar.
RECEITA BRUTA E FATURAMENTO -
A sinonímia dos vocábulos - Ação Declaratório nº 1, Pleno, relator Ministro
Moreira Alves - conduz à exclusão dos aportes financeiros estranhos à atividade
desenvolvida - Recurso Extraordinária nº 357.950-9/RS, Pleno, de minha
relatoria." (DJe nº 213/2009 (6) , p. 17 - grifamos)
Ora, sendo receita bruta
sinônimo de faturamento, os seus sentidos e significados são equivalentes,
correspondendo ao produto da veda de mercadoria e da prestação de serviços e
não se confundindo, consequentemente, com a totalidade das receitas auferidas
pela pessoa jurídica.
Reforça esse entendimento a
constatação de que, nas oportunidades em que o legislador quis conferir sentido
mais amplo ao vocábulo faturamento e, por extensão, à expressão receita bruta,
para nelas incluir todas as receitas da pessoa jurídica, ele o fez
expressamente, como, por exemplo, nas Leis nº 10.637, de 30/12/2002, e 10.833,
de 29/12/2003.
Com efeito, na legislação que
rege a incidência não cumulativa da contribuição ao PIS e da COFINS, em
decorrência de expressas determinações legais, os conceitos de faturamento e
receita bruta afastaram-se dos previstos na legislação do imposto de renda,
tendo sido ampliados para alcançar todas as receitas da pessoa jurídica.
Note-se que não se está a
questionar se as Leis nº 12.546/11 e 12.715/12 poderiam ter delimitado um campo
mais amplo de incidência da contribuição previdenciária, determinando a
inclusão, em sua base de cálculo, da totalidade das receitas auferidas pela
pessoa jurídica.
É inconteste que tivesse sido
esta a opção do legislador ordinário, a correspondente norma legal encontraria
fundamento de validade na competência tributária conferida à União Federal pela
alínea "b" do inciso I do art. 195 da Constituição Federal, com a
redação dada pela Emenda Constituição nº 20, de 15/12/1998 (7).
No entanto, não foi isso o que
fez o legislador, razão pela qual, enquanto inexistir norma legal alterando a
base de cálculo da contribuição destinada ao custeio da Previdência Social, de
que tratam os art. 7º e 8º da Lei nº 12.546/11, o conceito de receita bruta não
poderá ser ampliado pelo intérprete e aplicador da lei.
Dessa forma, a expressão
receita bruta ("espécie") não pode ser confundida com a totalidade
das receitas ("gênero") auferidas pela pessoa jurídica, abrangendo
apenas as decorrentes da venda de mercadorias e da prestação de serviços.
A distinção conceitual
existente entre o faturamento e, por extensão, a receita bruta e a totalidade
das receitas da pessoa jurídica foi tratada, com extrema precisão, no voto
proferido pelo Ministro Marco Aurélio, por ocasião do julgamento do Recurso Extraordinário
nº 390.840, em 09/11/2005, no qual se discutia a inconstitucionalidade do
"alargamento" da base de cálculo da contribuição ao PIS e da COFINS,
levado a efeito pelo § 1º do art. 3º da Lei nº 9.718, de 27/11/1998 (8),
conforme se verifica pela leitura da seguinte passagem (9):
"Não fosse o § 1º que se
seguiu, ter-se-ia a observância da jurisprudência desta Corte, no que ficara
explicitado, na Ação Declaratória de Constitucionalidade nº 1-1/DF, a sinonímia
dos vocábulos 'faturamento' e 'receita bruta'. Todavia, o § 1º veio a definir
esta última de forma toda própria:
(...)
O passo mostrou-se
demasiadamente largo, olvidando-se, por completo, não só a Lei Fundamental como
também a interpretação desta já proclamada pelo Supremo Tribunal Federal.
Fez-se incluir no conceito de receita bruta todo e qualquer aporte
contabilizado pela empresa, pouco importando a origem, em si, e a classificação
que deve ser levada em conta sob o ângulo contábil.
Em síntese, o legislador
ordinário (logicamente não no sentido vulgar, mas técnico-legislativo) acabou
por criar uma fonte de custeio da seguridade à margem do disposto no artigo
195, com a redação vigente à época, e sem ter presente a regra do § 4º nele
contido, isto é, a necessidade de novas fontes destinadas a garantir a
manutenção ou a expansão da seguridade social pautar-se pela regra do artigo
154, inciso I, da Constituição Federal, que é explícito quanto à exigência de
lei complementar. Antecipou-se à própria Emenda Constitucional nº 20, no que,
dando nova redação ao artigo 195 da Constituição Federal, versou a incidência
da contribuição sobre a receita ou o faturamento. A disjuntiva 'ou' bem revela
que não se tem a confusão entre o gênero 'receita' e a espécie 'faturamento'.
Repita-se, antes da Emenda Constitucional nº 20/98, posterior à Lei ora em
exame, a Lei nº 9.718/98, tinha-se apenas a previsão de incidência da
contribuição sobre a folha de salários, o faturamento e os lucros. Com a citada
emenda, passou-se não só a se ter a abrangência quanto à primeira base de
incidência, folha de salários, apanhando-se de forma linear os rendimentos do
trabalho pagos ou creditados a qualquer título, mesmo sem vínculo empregatício,
observando-se o precedente desta Corte, como também a inserção, considerando o
que surgiu como alínea 'b' do inciso I do artigo 195, da base de incidência,
que é a receita." (nossos grifos)
Como se vê, as definições de
faturamento e de receita bruta são equivalentes, correspondendo, grosso modo,
ao produto auferido nas vendas de mercadorias e nas prestações de serviços,
estando englobadas no conceito de receita, mas com este não se confundindo.
Enquanto o conceito de receita
abrange, de modo geral, novos ingressos financeiros que se incorporam, em
caráter definitivo, ao patrimônio da pessoa jurídica e que são produzidos pelo
emprego desse patrimônio ou pelo esforço de seu titular (10), os conceitos de
faturamento e receita bruta alcançam apenas a parcela de tais ingressos
decorrente da venda de mercadorias e/ou da prestação de serviços.
Desse modo, se determinada
hipótese legal faz alusão ao faturamento e/ou à receita bruta, não apresentando
uma nova e específica definição para esses termos, os mesmos devem ser
considerados na acepção que são normalmente tomados pelo legislador ordinário,
razão pela qual não se poderá incluir, em tal hipótese, receitas outras que não
as provenientes da venda de mercadorias e da prestação de serviços.
A propósito, não se deve
olvidar do alerta feito por Carlos Maximiliano no sentido de que, havendo
antinomia entre dois significados, deve ser dada preferência ao sentido adotado
pelo mesmo autor ou legislador, noutras oportunidades. É o que se verifica pela
passagem, a seguir, transcrita (11):
"O juiz atribui aos
vocábulos o sentido resultante da linguagem vulgar; porque se presume haver o
legislador, ou escritor, usado expressões comuns; porém, quando são empregados
termos jurídicos, deve crer-se ter havido preferência pela linguagem técnica.
Não basta obter o significado gramatical e etimológico; revela, ainda, verificar
se determinada palavra foi empregada em acepção geral ou especial, ampla ou
estrita; se não apresenta às vezes exprimindo conceito diverso do habitual. O
próprio uso atribui a um termo sentido que os velhos lexicógrafos jamais
previram. Enfim, todas as ciências, e entre elas o Direito, têm a sua linguagem
própria, a sua tecnologia; deve o intérprete levá-la em conta; bem como o fato
de serem as palavras em número reduzido, aplicáveis, por isso, em várias
acepções e incapazes de traduzir todas as gradações e finura do pensamento. No
Direito Público usam mais dos vocábulos no sentido técnico; em o Direito
Privado, na acepção vulgar. Em qualquer caso, entretanto, quando haja antinomia
entre os dois significados, prefira-se o adotado geralmente pelo mesmo autor,
ou legislador, conforme as inferências deduzíveis do contexto." (grifamos)
Aplicando-se os ensinamentos
de Carlos Maximiliano à situação aqui analisada, admitindo-se que receita bruta
possa ter outros significados que não o extraído do art. 12 do Decreto-lei nº
1.598/77 e do art. 187, inciso I, da Lei nº 6.404/76, caso as Leis nº 12.546/11
e 12.715/12 quisessem adotar acepção diversa da que é habitualmente utilizada
pelo legislador ordinário, deveriam tê-lo feito expressamente, indicando qual
seria esse sentido.
Porém, conforme acima visto,
ao instituírem a contribuição previdenciária substitutiva da incidente sobre a
folha de salário, as referidas normas legais limitaram-se a mencionar receita
bruta, não conferindo qualquer definição especial a essa expressão, distinta da
usualmente empregada nos textos legais.
Nesse contexto, quando da
promulgação daquelas leis, o legislador ordinário limitou a base de cálculo da
contribuição previdenciária em análise à receita bruta da pessoa jurídica,
assim entendido o produto da venda das mercadorias e da prestação dos serviços,
abrangido pelas hipóteses dos art. 7º e 8º da Lei nº 12.546/11.
As manifestações dos autores
da Medida Provisória nº 563, de 03/04/2012, constantes da Exposição de Motivos
nº 25, de 02/04/2012, corroboram esse entendimento, conforme se verifica pela
análise do seguinte excerto:
"71. Em vista das
considerações expostas, a presente proposição aduz convergência às diretrizes
do Plano Brasil Maior e estabelece a continuidade do processo de desoneração da
folha de pagamentos, mediante a definição de setores selecionados dos serviços
e da indústria de transformação, que serão contemplados com a migração da base
de contribuição patronal para a seguridade social, da folha de pagamentos para
o faturamento, conforme previsto nos §§ 12 e 13 do art. 195 da Constituição
Federal.
72. Note-se, ademais, que a
contribuição sobre o faturamento será fixada em alíquota inferior àquela que
seria neutra do ponto de vista fiscal, mas que o Fundo do Regime Geral de
Previdência Social, de que trata o art. 68 da Lei Complementar nº 101, de 4 de
maio de 2000, não sofrerá perdas, pois, conforme inciso IV da Lei nº 12.546, de
14 de dezembro de 2011, a União compensará o referido Fundo, no valor
correspondente à estimativa de renúncia previdenciária, de forma a não afetar a
apuração do resultado financeiro do Regime Geral de Previdência Social -
RGPS." (os destaques são nossos)
Como se vê, a Exposição de
Motivos nº 25/12 é mais um elemento, dentre os que foram acima examinados, que
nos permite afirmar que a base de cálculo da contribuição previdenciária,
prevista no art. 8º da Lei nº 12.546/11, corresponde ao faturamento ou à
receita bruta da pessoa jurídica, devendo nela ser considerado o produto da
venda de mercadorias e da prestação de serviços (12).
Sendo assim, tendo o
legislador ordinário optado por taxar a receita bruta da pessoa jurídica, e não
a sua receita total, as autoridades fiscais não podem exigir que, na base de
cálculo da contribuição em análise, sejam consideradas outras receitas que não
as provenientes da venda de mercadorias e/ou da prestação de serviços.
Pelo exposto, conclui-se que
estão incluídas, na base de cálculo da contribuição previdenciária sobre a
receita bruta, apenas as receitas decorrentes desses "eventos", desde
que, por óbvio, relacionados às atividades previstas nos art. 7º e 8º da Lei nº
12.546/11, com a redação dada pela Lei nº 12.715/12.
Portanto, carece de amparo
legal a Solução de Consulta nº 45, da Divisão de Tributação da 4ª Região
Fiscal, que se posicionou no sentido de que devem ser consideradas, na base de
cálculo da contribuição regida por aquele dispositivo legal, todas as receitas
auferidas pela pessoa jurídica, e não apenas as auferidas na venda de
mercadorias e na prestação de serviços, decorrentes das atividades neles
previstas.
Notas
(1) Mais recentemente, o art.
2º da Medida Provisória nº 582, de 20/09/2012, alterou o Anexo referido no
caput do art. 8º da Lei nº 12.546/11, incluindo novos códigos de produtos que
se sujeitam à incidência da contribuição previdenciária com base na receita
bruta.
(2) Os art. 8º, caput, e 9º, §
7º, da Lei nº 12.546/11, com a redação dada pela Lei n 12.715/12, autorização a
exclusão, do valor da receita bruta, das vendas canceladas e os descontos
incondicionais concedidos, bem como o IPI, se nela incluído, e o ICMS, quando
cobrado pelo vendedor dos bens ou prestador dos serviços na condição de
substituto tributário.
(3) Publicada no Diário
Oficial da União, de 23/07/2012, nº 141, Seção 1, p. 12.
(4) A íntegra dessa decisão
encontra-se disponível na página virtual do Supremo Tribunal Federal
(http://www.stf.jus.br).
(5) O inteiro teor desse
acórdão pode ser obtido na página virtual do Supremo Tribunal Federal
(http://www.stf.jus.br).
(6) Disponível em
http://www.stf.jus.br/arquivo/djEletronico/DJE_20091112_213.pdf.
(7) "Art. 195. A
seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e
indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da
União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes
contribuições sociais: I - do empregador, da empresa e da entidade a ela
equiparada na forma da lei, incidentes sobre: (...) b) a receita ou o
faturamento; (...)"
(8) "Art. 3º O
faturamento a que se refere o artigo anterior corresponde à receita bruta da
pessoa jurídica. § 1º Entende-se por receita bruta a totalidade das receitas
auferidas pela pessoa jurídica, sendo irrelevantes o tipo de atividade por ela
exercida e a classificação contábil adotada para as receitas."
(9) A íntegra dessa decisão
encontra-se disponível na página virtual do Supremo Tribunal Federal
(http://www.stf.jus.br).
(10) Uma análise detalhada do
entendimento doutrinário acerca do conceito jurídico de receita foi feita por
Ricardo Mariz de Oliveira, no Capítulo II de sua obra Fundamentos do Imposto de
Renda, São Paulo, Quartier Latin, 2008.
(11) Hermenêutica e aplicação
do direito. Rio de Janeiro: Forense, 1998, p. 109.
(12) Não se pretende aqui
conferir caráter determinante à exposição de motivos da Medida Provisória nº
563/12, muito menos atribuir-lhe valor de interpretação autêntica, o que
representaria um evidente absurdo, contrário ao entendimento da doutrina e ao posicionamento
jurisprudencial acerca da interpretação das leis, mas apenas demonstrar que,
neste particular, a intenção manifestada nos trabalhos preparatórios, que
resultaram na referida medida provisória, confirma aquela interpretação do
texto legal. Nesse sentido, é precisa a lição de Carlos Maximiliano, para quem
"só devem servir de guia da exegese os Materiais Legislativos quando o
pensamento diretor, objetivo central, os princípios, que dos mesmos ressaltam,
encontram expressão no texto definitivo" (op. cit., p. 143 - grifamos).
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